Menina Soroban

Soroban Como Ferramenta Pedagógica

A ferramenta de cálculo chamada por muitos de soroban e conhecida popularmente no Brasil como ábaco, tem sido considerada com uma excelente ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de diversas habilidades, como:

  • Atenção;
  • Concentração;
  • Orientação espacial;
  • Movimento pinça;
  • Coordenação psicomotora;
  • Reconhecimento de números;
  • Habilidades matemáticas;
  • Percepção visual;
  • Raciocínio lógico matemático;
  • Memória de trabalho;

 

Diante desses aspectos vale considerar que em alguns casos o soroban também é utilizada como forma de competição, mais especificamente dentro da cultura japonesa, contudo, no Brasil, algumas instituições e profissionais, visam utilizar o soroban como um apoio pedagógico e no desenvolvimento cognitivo geral, tentando promover o treino do cérebro e a melhoria das habilidades pedagógicas relacionadas à matemática bem como à alfabetização.

 

É importante lembrar que hoje muitas crianças em processo de alfabetização tem enfrentado problemas de concentração nas atividades direcionadas para a leitura e escrita, acredito que por estarem tão emergidas dentro de um mundo virtual maravilhoso, cheio de cores e muitas figuras interessantes, acabam não achando a escola tão interessante quanto esses jogos divertidos e alegres. Os consultórios médicos estão cheio de crianças que são alertadas pelas escolas como desatentas, exatamente pelo fato de ser uma competição muito desigual, pois a escola continua sendo há muitos anos a mesma coisa. As mudanças sociais geraram a necessidade de criar novas formas de trabalhar a concentração e atenção das pessoas que tem sido questionada nos dias atuais. Não vemos somente crianças tendo problema de desatenção, jovens e adultos também são acometidos por esse problema, e os exercícios cognitivos visam colaborar com esse processo de retomada dessas habilidades específicas. O soroban tem sido parte disso, pois o treino com essa ferramenta é capaz de trabalhar a atenção sustentada e promover a melhoria das habilidades citadas à cima.

 

Profissionais de Educação e o Soroban

É importante que os profissionais da Educação busquem conhecer melhor o soroban e aprender a manuseá-lo da forma correta, para que possam através dela colaborar com o desenvolvimento dos vossos alunos e promover dentro de sala de aula atividades de atenção sustentada que sejam de fato interessantes e motivadoras. Quanto mais as informações a cerca do trabalho cognitivo e de estimulação cerebral for se expandindo em nossa sociedade, melhor será a capacidade de nossos alunos em desenvolver a inteligência através do soroban e de jogos de raciocínio para assim atingir melhores resultados dentro do ambiente escolar, bem como na vida. É importante que sejamos capazes de gerar pessoas com capacidade de raciocinar e analisar os fatos com mais propriedade, pessoas emocionalmente preparadas para os enfrentamentos da vida, se não for dentro do ambiente escolar, então que seja em entidades específicas destinadas ao treino do cérebro e das habilidades cognitivas.

Autora: Nadia Benitez

Especialista em Neuropedagogia e Psicopedagogia Clínica

Fundadora da Ginástica do Cérebro Franquias

www.ginasticadocerebro.com

Leave A Response

* Denotes Required Field